Perguntas Frequentes

O que são organizações sem fins lucrativos?

São organizações de natureza jurídica sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores. Essas organizações, se caracterizam por reunirem diversas pessoas que possuem um mesmo objetivo. Elas não possuem fins lucrativos, e o seu patrimônio é constituído pelos seus associados.

Mais comuns:

Culturais, desportivas e sociais: organizadas por pessoas ligadas ao meio artístico, têm objetivos educacionais e de promoção de temas relacionados às artes e a questões polêmicas da sociedade. Fazem parte desse grupo ainda os clubes esportivos e sociais.
De classe: representa os interesses de determinada classe profissional e/ou empresarial.
De consumidores: organização voltada para o fortalecimento dos consumidores frente aos comerciantes, à indústria e ao governo.
De pais e mestres: representa a organização da comunidade escolar para obter melhores condições de ensino e de integração da escola com a comunidade.
De produtores: inclui produtores, pequenos proprietários rurais e artesãos que se organizam para realizar atividades produtivas e ou defesa de interesses comuns e representação política.
Em defesa da vida: normalmente é organizada para defender pessoas em condições marginais na sociedade ou que não estão em condições de superar as próprias limitações.
Filantrópica: reúne voluntários que prestam assistência social a crianças, idosos, pessoas carentes. Seu caráter é basicamente o da assistência social.
Religiosa: ou de fiéis dedicadas ao apostolado ou disseminação de crenças

✔ Clique aqui e saiba mais

Criabox Soluções © 2022 Todos os direitos reservados | CNPJ: 17.365.884/0001-80 | Brasil